quarta-feira, 25 de junho de 2008
domingo, 15 de junho de 2008
A Coroa nos Lizard
(10 pontos)
(10 pontos)
Esta pode apresentar-se de várias formas:
Coroa perfeita - Tem a forma oval, nascendo da parte de cima da mandíbula superior, passando sobre os olhos, prolongando-se até à base da nuca com a mesma cor de fundo e sem apresentar qualquer vestígio melánico.
Coroa quase perfeita - Quando o canário apresenta na coroa uma ou mais penas escuras. Cobrindo uma área que não exceda 1/10 da área total da referida coroa.
Coroa imperfeita ou partida - Mostra uma das diversas partes da coroa com desenhos típicos do dorso (escamas) que aparecem ou nascem em tamanho reduzido na base superior do bico. Tolera-se a percentagem de 10% do pigmento lipocrómico na cabeça (zona da coroa). São estes os menos apreciados pelos criadores, e por sinal, os mais numerosos. No entanto têm grande influência na reprodução, devido à importância que têm no reforço das marcações.
Quase sem coroa - Quando o canário apresenta uma ou mais penas claras na cabeça, ocupando uma extensão que exceda 1/10 da área total de uma coroa normal.
Sem Coroa - Quando o canário não apresenta coroa na cabeça, sendo desta forma privado de penas de cor clara. Trata-se de uma variedade muito valiosa, pois as marcações são mais perfeitas e geralmente mais negras. Nestes, o júri deverá atribuir o máximo de pontuação, nos casos em que as escamas da cabeça se apresentarem perfeitas.
Avaliação da Coroa:
Muito Bom -coroa perfeita -0 pontos de penalização (10 pontos).
Bom -até 20% de incidência melânica -1 ponto de penalização.
Regular -20% a 50% de incidência melânica -2 pontos de penalização.
Fraco -50% a 90% de incidência melânica -3 pontos de penalização.
Regular -20% a 50% de incidência melânica -2 pontos de penalização.
Fraco -50% a 90% de incidência melânica -3 pontos de penalização.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Recta final - Época 2008
Estou na recta final no que toca à criação deste ano, preparo-me para permitir os últimos nascimentos, relativos à terceira e última postura.
Quanto aos objectivos traçados penso que estão desde já alcançados. Propus-me obter qualidade em detrimento da quantidade e penso que apesar de ser ainda cedo nasceram no meu canaril alguns bons Lizard. Agora é tentar preservar o melhor possível a plumagem destes novos Lizard, para evitar que percam qualidade.
Alimentação equilibrada, sol e a polygonum auberti para ver como se transformam, é uma nova fase que ai vem.
A ver vámos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)